quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Acupuntura

Acupuntura e a observação da natureza

A Acupuntura é uma técnica milenar originada na China que vem a cada dia garantindo seu espaço no Ocidente, devido à sua alta eficácia e baixos efeitos colaterais.

Mas há tanto tempo, sem a tecnologia que possuímos hoje, como foi possível ser descoberto um método tão fascinante de buscar cura e equilíbrio?

Tudo começou a partir da observação da natureza. Os chineses antigos perceberam que os fenômenos naturais e a relação entre os elementos e os seres vivos no ambiente aconteciam de forma similar dentro de nós. Daí vem a teoria dos “Cinco Movimentos”, que em conjunto com a teoria do “Yin e Yang” compõem os pilares da Medicina Tradicional Chinesa.

Segundo a teoria dos Cinco Movimentos existe uma relação de geração e dominância entre os elementos (fogo, terra, metal, água e madeira) para que nenhum se sobressaia ao outro, proporcionando uma situação de equilíbrio. Por exemplo: a madeira alimenta, gera, o fogo; mas a água o apaga, o domina. Se essa harmonia se quebra, se faltar água por exempo, ou houver lenha demais, acontecerá um desequilíbrio, gerando uma queimada.
Dentro do nosso corpo, cada elemento da natureza é representado por um sistema, cada um liderado por um órgão vital (coração, baço/pâncreas, pulmão, rim e fígado). E entre esses sistemas, assim como na natureza, há também uma relação de geração e dominância entre suas funções, que, se acontecer de forma mais ou menos intensa, origina o desequilíbrio, posteriormente vindo a gerar as doenças que nós conhecemos.

Isso mostra como o ser humano, apesar de ser um todo, é também uma parte integrante do universo, e que uma semente do universo e suas relações existem dentro de nós.
Cada vez que nos aproximamos mais da natureza, para observar, tentar entender, estabelecer uma conexão, estamos mais próximos de conhecer a nós mesmos. Chineses sabidos...


Régia Sofia de Azevedo
Médica Acupunturista do NAPI/UCIS Prof. Guilherme Abath



Nenhum comentário:

Postar um comentário