segunda-feira, 12 de setembro de 2011

UNIDADE DE CUIDADOS INTEGRAIS GUILHERME ABATH FAZ ANIVERSÁRIO E OFERECE VÁRIOS SERVIÇOS À POPULAÇÃO

16:53 Quinta-feira, 8 de Setembro de 2011



Durante a programação será lançada a Consulta Pública da Política Municipal de Práticas Integrativas
Por Tádzio Estevam
A unidade de Cuidados Integrais à Saúde Professor Guilherme Abath, vinculada à Secretaria de Saúde do Recife e localizada no bairro do Torreão, completará na próxima sexta-feira (16) sete anos de existência. Para comemorar a data da unidade que oferece uma gama de serviços como Yoga, Tai Chi Chuan e meditação, foi organizada uma programação muito especial que terá início na segunda-feira (12) e segue até a data oficial de aniversário (16). Na programação será lançada a Consulta Pública da Política Municipal de Práticas Integrativas, além de várias atividades gratuitas para os usuários da Rede Municipal de Saúde e o público em geral.

Entre a segunda (12) e a sexta (16) acontecerão palestras, rodas de discussão, exibição de filmes, oficinas, feira de troca solidária e outras atividades durante todo o dia. Na segunda-feira (12), a partir das 8h, acontecerão oficinas de bioenergética, automassagem, Yoga, Tai Chi Chuan e Yoga em dupla. No final do dia, às 18h, haverá a exibição do filme La Belle Verte, uma trama que conta a história de uma extraterrestre de 150 anos e cinco filhos, que vem a Terra como parte de uma coalização intergaláctica. De um planeta adiantadíssimo, a alienígena vem para nos trazer uma mensagem de harmonia com a natureza. A Terra ainda é considerada pelo seu grupo como o único planeta incorrigível. O filme conta com a direção de Coline Serreau - que recebeu prêmio pelas músicas que compôs para o filme - e que faz uma divertida e também sarcástica crônica sobre o nosso caótico planeta.

A terça-feira (13), também a partir das 8h, terá na programação oficinas de dança circular, qualidade de vida, alimentação saudável, as práticas da ginástica chinesa Xian gong e Lian gong, massagem que estimulará as sensações por meio dos aromas e exposição de artes plásticas. Um dos destaques deste dia será a Feira de Troca Solidária, às 14h, que consistirá na permuta de objetos em bom estado de conservação como roupas, acessórios, objetos de decoração e utilidades do lar. À noite (19h), haverá uma roda de conversa sobre alimentação sem carne oferecida pela Sociedade Vegetariana Brasileira. No dia seguinte (quarta-feira, 14), os frequentadores do evento poderão conferir uma feira de artesanato, participar das oficinas de dança, de ginástica, oficina sobre saúde do corpo e da alma e assistir a uma palestra sobre alimentação viva. Também no período da noite, às 19h, será apresentado, durante uma roda de debates, o comitê pernambucano que irá participar da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Rio + 20 que visa renovar o engajamento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta vinte anos após a Rio-92. As atividades da quinta-feira (15) conta com oficinas e palestras durante o período da manhã (das 9h às 12h).

No último dia de programação (sexta-feira, 16), e também a data oficial de aniversário da unidade, haverá a exibição de vários curtas metragens e o momento mais importante do evento: o lançamento da Consulta Pública da Política Municipal de Práticas Integrativas que reafirma o compromisso da atual gestão municipal com a consolidação do SUS no Recife. A capital foi a primeira do Brasil a ter uma Unidade de Cuidados Integrais em Saúde (UCIS) e que agora passará a ter uma política de práticas integrativas para todo o Município. Isso quer dizer que as práticas abrangerão as unidades de Saúde da Família, através dos Núcleos de Apoio em Práticas Integrativas (NAPI), os polos do Academia da Cidade, e a criação de uma nova ucis no Distrito Sanitário IV em co-gestão com a UFPE. A política municipal inclui também iniciativas de assistência farmacêutica e a instalação de um Conselho Municipal de Práticas Integrativas.

Guilherme Abath – Fundada em 2004 em conformidade à portaria do Ministério da Saúde N° 971 de 2006, que regula e incentiva a implantação das práticas integrativas à rede do SUS, a UCIS Guilherme Abath oferece tratamentos da medicina tradicional Chinesa além de outras atividades que ajudam a socialização e manutenção da saúde de usuários de toda a rede. Práticas como Acupuntura, Homeopatia, Yoga e Tai Chi Chuan são oferecidas gratuitamente ao pacientes, inclusive de outros municípios, tendo em vista que a unidade é a única do SUS que disponibiliza diversos tratamentos alternativos em um só lugar. Para ter acesso aos serviços basta um encaminhamento de qualquer Unidade do SUS contendo o diagnóstico do paciente; com uma triagem pré-agendada o usuário é avaliado por um profissional da casa que indicará as práticas de acordo com a necessidade de cada caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário