segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Bioenergética



Estar cheio de vida é respirar profundamente, mover-se livremente e sentir com intensidade.”
Alexander Lowen


A Análise Bioenergética é um método psicoterápico que trabalha através de movimentos corporais para
restaurar o fluxo da energia vital, principal responsável pela saúde integral de cada pessoa. Seu objetivo é restabelecer o contato original do homem com o "si mesmo" e o todo, através do reconhecimento dos seus próprios limites e potencialidades – a realidade.
O método foi desenvolvido por Alexander Lowen, médico norte-americano, a partir teoria de W. Reich sobre a bioenergia e suas relações com a psique e a forma do corpo de cada indivíduo, considerando os pressupostos fundantes da psicanálise, particularmente no que diz respeito a sexualidade.
A premissa essencial é de que as formas corporais, inclusive as doenças, são resultado da história de cada pessoa e dizem do seu esforço para se adaptar, de uma maneira mais, ou menos, equilibrada às exigências do mundo.
O subproduto desta inter-relação é o enrijecimento das defesas naturais do organismo (couraças) o que vai interferir na sintonia das três instâncias (biológica-psíquica-corporal), privilegiando uma delas em detrimento as demais, e impedir uma vida mais saudável, vibrante, serena e livre.
O trabalho é realizado através de movimentos corporais, aprofundamento da respiração e emissão de sons, conforme a história de cada paciente. Pode-se utilizar o método em grupos de movimentos terapêuticos, psicoterapia de grupo ou individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário