sexta-feira, 10 de junho de 2011

Ministério da Saúde anuncia recursos para Práticas Integrativas

No evento da cooperação internacional Brasil/México, em Brasília,  o diretor adjunto do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Alexandre de Souza Ramos, anunciou previsão orçamentária de 50 milhões de reais para as Práticas Integrativas no Planejamento Plurianual que está sendo discutido no Conselho Nacional de Saúde, na última terça feira (07/06).

"É um momento histórico para as Práticas Integrativas no SUS! O Ministério reitera o compromisso com as práticas e acelera em direção a um modelo mais integral e inclusivo. Em um ano de cortes orçamentários o MS ampliou o orçamento da Atenção Básica de 12 para 15 bilhões por ano, o que deve ser comemorado e permitiu este avanço"  comemora o Gerente da Unidade de Cuidados Integrais a Saúde Prof. Guilherme Abath e coordenador da Política Municipal de Práticas Integrativas de Recife, Rodrigo Cariri, que estava presente no evento.

A liberação da verba deve ser anunciada junto com as novas medidas de incentivo para a Atenção Básica ainda este mês.

Um comentário:

  1. Parabéns Rodrigo,
    A notícia é muito boa, inaugura-se o processo de dotação orçamentária para a PNPIC. Evento importante frente ao mutismo e as incertezas que dominavam o cenário. Não cabe comentar o valor, mas pergunto se tem informações se os debates no Conselho Nacional de Saúde incluem a definição de critérios para os investimentos, ou para monitorar a implementação da PNPIC? A carência destes elementos torna pouco transparente o processo, estimulando as quedas de braço onde nem sempre o mais forte é o melhor, além trazer nebulosidade para o ambiente que carece de parâmetros e definição de prioridades para nortear o seu desenvolvimento.

    ResponderExcluir