quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Fitoterapia

             O uso de plantas medicinais está presente em diferentes culturas. É uma prática popular milenar que representa a medicina tradicional de vários países. Esse saber é na realidade um patrimônio da humanidade. No contato com a natureza o homem foi aprendendo a selecionar e usar plantas medicinais para sanar seus problemas de saúde e aliviar seu sofrimento.

             A fitoterapia é uma "terapêutica caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal". O Brasil possui grande potencial para o desenvolvimento dessa terapêutica, com a maior diversidade vegetal do mundo.

             O interesse popular e institucional vem crescendo no sentido de fortalecer a fitoterapia no SUS. A partir da década de 80, diversos documentos foram elaborados, enfatizando a introdução de plantas medicinais e fitoterápicos na atenção básica no sistema público.


            Na UCIS Guilherme Abath é oferecido um curso de capacitação de Uso Racional de Plantas Medicinais com o objetivo de promover e reconhecer as práticas populares de uso de plantas medicinais, fitoterápicos e remédios caseiros, inserindo-os com segurança, eficácia e qualidade nos serviços relacionados ao SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário